top of page

Soldes nas livrarias de Paris

Eu já havia lido sobre os soldes (como são chamadas as promoções aqui na França), que acontecem duas vezes ao ano (no verão e no inverno), mas sem criar grandes expectativas. Com o euro nas alturas, a situação não está nada favorável #nemtranquila para os brasileiros que estão por aqui, então, fazer comprinhas é quase ostentação. Só que diferente de algumas promoções fakes que vemos no Brasil, a coisa aqui é bem tentadora. Todas as lojas entram na fogueira, oferecendo produtos bons e novos com até 70% de desconto. Para quem curte as grifes famosas, então, encaixar uma viagem para Paris durante estes períodos é perfeito. No inverno, os soldes começam poucos dias após o Ano-novo e vão até meados de fevereiro. Enquanto no verão, os descontos seguem firmes entre julho e agosto. Vale muuuito a pena. Eu, que não sou boba nem nada, bisbilhotei muita coisa e consegui trazer dois novos amigos para casa.

Está aí minhas próximas leituras <3

A realidade dos soldes em livrarias é bem diferente das lojas de vestuário, por exemplo. A banquinha das promoções é pouco atrativa e você dificilmente vai encontrar um best seller por lá. Mesmo assim, fiquei bem satisfeita com que eu encontrei fuçando as prateleiras.

Na Le BHV Marais - uma galeria como a Lafayette -, há uma livraria de médio porte onde pude encontrar o segundo volume do livro "Arte do Século XX" por 9,99 euros. Já vi os dois volumes custando até R$ 249,90 no Brasil, então acho que fiz uma boa aquisição. A edição é da Taschen e este foi o primeiro motivo para comprá-la. O segundo foi que, por ser em francês, vai me ajudar a conhecer os termos da área nesta língua.

Detalhe do livro "Arte do Século XX"

Um lugar que superou as minhas expectativas e recomendo uma visita bem demorada se você gosta de livros de arte é a livraria Flammarion, que fica dentro do Centro Pompidou. Ela é enorme e contempla bem todas as áreas artísticas (arquitetura, design, cinema, dança, fotografia, e por aí vai). As promoções não estavam em um local específico, por isso passei pente fino em todos os setores que mais me interessam.

Foi assim que encontrei uma biografia do Salvador Dalí por 5 euros (o preço normal é 27 euros) e fui conquistada pelo título "Double Image, Double Vie", do Thierry Dufrêne. Pelo que vi, a publicação também foi traduzida para o inglês. Aliás, se você não sabe francês, por lá dá para encontrar edições em inglês, espanhol e até português de Portugal, principalmente catálogos de exposições.

Posts recentes
Arquivo
bottom of page