top of page

Parada obrigatória para os fãs da Taschen


Se você se interessa por artes plásticas, cinema, moda, arquitetura, música, fotografia e afins, certamente há uma edição da Taschen na sua estante. A editora alemã é hors concours quando se trata de publicações que primam pela qualidade. As edições são sempre maravilhosas e por vezes luxuosas. Transpondo para a realidade brasileira, a Taschen seria como uma Cosac Naify, que infelizmente não suportou a última grande baixa econômica e já não está entre nós.

A alemã, ao contrário, segue mais viva do que nunca e suas edições são facilmente encontradas nas livrarias do Brasil tanto quanto aqui em Paris. A diferença é que a capital francesa é uma das poucas privilegiadas do mundo a contar com uma loja exclusiva – existem somente outras onze unidades, divididas entre a Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Inglaterra.

Eu vi a indicação nesta matéria da Casa Vogue há alguns meses. Esperei estrategicamente o período de promoções na França para matar a curiosidade e, claro, já planejando me esbaldar nas compras.

No entanto, acredito que não fui ágil o suficiente para aproveitar as boas pechinchas e saí da loja de mãos abanando. As banquinhas de descontos instaladas no lado externo da livraria – como vocês podem ver na foto acima – não guardavam nada que me interessasse ou que valesse pelo peso a mais na bagagem. Mesmo aquelas coleções populares – tem de artistas e de movimentos artísticos –, e mais fininhas, saem por 9,99 euros cada. No Brasil, o preço é praticamente o mesmo, só que em REAIS.

Acabou que a visita foi mesmo para contemplar as edições de luxo que a gente não vê facilmente por aí. Algumas são impossíveis de carregar sem ajuda e, mesmo para manusear, é preciso chamar um vendedor, pois na maioria das vezes são tiragens limitadíssimas e valiosíssimas.

Uma dessas edições vendidas à peso de ouro estava exposta em uma caixa de vidro. Para minha surpresa, ao me aproximar, vi que se tratava do livro Gênesis, de Sebastião Salgado, que reúne o material recolhido pelo fotógrafo brasileiro em oito anos de expedições pelo mundo. A obra, com tiragem limitada, está dividida em dois volumes que pesam 59 quilos. As versões "Art Edition", que conta com apenas 100 cópias, custa 8,5 mil euros. Outra opção cara, a "Collector's Edition", está à venda por 3 mil euros.

Elas são assinadas pelo próprio Sebastião Salgado e vêm com suporte de madeira criado pelo arquiteto japonês Tadao Ando. Há também uma versão normal disponível na loja a 49,99 euros.

Gisele Bündchen, que tem seu livro de arquivo fotográfico lançado pela editora em versão glamour, também estava dando ar da graça pelas prateleiras, e de outra maneira. A Taschen expôs o depoimento em que a modelo sugere a leitura do Livro dos Símbolos: "É uma enciclopédia mística que nos leva a uma viagem através do tempo e do espaço, e que oferece novas óticas para ver o mundo de forma diferente".

Mesmo se a sua intenção não for ir às compras, certamente esta livraria renderá um passeio cheio de descobertas. A unidade parisiense da Taschen fica na rue de Buci, numa das laterais da Boulevard Saint-German. Ela abre todos os dias, das 11 às 20 horas.

Posts recentes
Arquivo
bottom of page